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Arquitetos: AZPML
- Área: 91500 m²
- Ano: 2015
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Fotografias:Javier Callejas
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Fabricantes: Effisus, Erco, Vector Foiltec
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Nova Estação da Rua Birmingham é um importante centro intermodal de transportes e um elemento chave do domínio público da cidade. Ocupando uma posição geográfica importante e com grande fluxo de tráfego, proporciona a primeira impressão de Birmingham para um grande fluxo de visitantes de Midlands.
A proposta para este centro de transportes busca produzir uma arquitetura icônica, que além de criar uma bela impressão, será capaz de comunicar com o público a clara função do edifício e o caráter de sua localização bem no centro da cidade. Para isso, buscou-se expressar a natureza dinâmica no tema de estação de trens.
As geometrias do movimento e a distorção da percepção produzidas por ele foram a inspiração para a expressão arquitetônica do projeto. As formas das bifurcações, ondulações e geometria dos trilhos foram transferidas e incorporadas na volumetria do edifício e destacar seu caráter histórico como centro de transportes, onde variados sistemas de transporte - como os famosos canais, as ruas romanas - convergem e se sobrepõem. O projeto tem como objetivo desencadear uma nova percepção das instalações urbanas em torno da estação, ao refletir áreas específicas da paisagem urbana em torno da estação.
A abordagem do desenho buscar restabelecer a consistência entre forma e expressão no projeto da nova estação, seja no seu revestimento ou na reorganização do edifício. A antiga estrutura do edifício foi construída para uma função diferente da que exerce agora, em termos visuais e organizacionais. Como o revestimento não pode se relacionar com o interior do edifício por razões práticas, o desenho da fachada se relaciona com o espaço externo, fazendo da cidade um instrumento para intensificar a percepção da vida urbana no centro de Birmingham, ao invés de tentar revelar sua estrutura interna.
A abordagem é a evolução necessária dos dogmas modernistas de transparência em direção a uma abordagem mais pragmática e estratégica necessária para dirigir as complexidades da cultura contemporânea.
Ao tornar a camada de proteção da chuva em uma envoltória reflexiva em aço inoxidável, a Nova Estação da Rua Birmingham foi projetada para produzir um reflexo controlado do entorno urbano para figurar o céu da cidade, a multidão de passageiros, os trens entrando e saindo da estação, os tons quentes do nascer e pôr do sol e outras dinâmicas presente na paisagem. Para destacar os quatro pontos de acesso principal, telas de mídia em formato de olhos foram integrados na fachada.
O campo de reflexões que constitui a envoltória externa do edifício e produz sua consistente identidade diferencia, dependendo das oportunidades de cada lateral do edifício.